Porto de Galinhas

Destinos Brasileiros: Saiba o que fazer em Porto de Galinhas e Recife

Post atualizado em 28 de Novembro, 2021 por Pâmela P.

Não sei vocês, mas quando penso em destinos brasileiros, logo me vem a mente o nordeste! E um destino que ganhou meu coração foi Porto de Galinhas, que fica pertinho de Recife, no estado de Pernambuco.

Este é um estado que surpreende não só por suas belezas naturais, repletas de praias paradisíacas, como também por sua cultura local, povo acolhedor, comida boa e muito calor.

Neste post darei dicas do que fazer em Porto de Galinhas, Recife e nas cidades próximas. Então, bóra se jogar comigo e conhecer mais deste destino maravilhoso no Brasil?

Origem do nome

Você sabe qual a origem do nome Porto de Galinhas?

Aproximadamente em 1850 quando o tráfico de negros já havia sido abolido no Brasil, Porto de Galinhas tornou-se uma rota clandestina para esta prática.

Muitos negros eram enviados de Angola para o Brasil nos porões dos navios e para disfarçar colocavam galinhas na parte superior. Quando o navio atracava, a mensagem de que “havia galinha no porto” era passada para os proprietários de terras e dái veio o nome Porto de Galinhas!

Mas por que enviavam esta mensagem? Para disfarçar sua verdadeira intenção que era a venda de escravos para estes proprietários.

Apesar de Porto de galinhas ter essa mancha na história, hoje é um local muito democrático e procurados por turistas durante o ano todo.

Como chegar

Porto de Galinhas faz parte da cidade de Ipojuca no estado de Pernambuco e para se chegar a região é necessário descer no Aeroporto de Guararapes na cidade de Recife.

A distância do Aeroporto em Recife a Porto de Galinhas é de aproximadamente 50 km e o acesso pode ser feito de carro, assim como por trasnfer ou qualquer outro meio de transporte por aplicativo.

Não conhece nada na região? Então aproveite e faça a reserva do seu transfer online e sem filas com o meu parceiro Get Your Guide (maior empresa de venda de ingressos, passeios e atrações no mundo).

Quando ir

O bom do nordeste é que você pode ir o ano todo, mesmo no inverno e ainda assim aproveitar o clima quente e sem chuvas, certo?

Errado!

Se você procura por temperaturas mais altas com baixa possibilidade de chuva, vá entre os meses de outubro e fevereiro. Neste período o clima é mais seco então provavelmente você encontrará águas mais claras.

Agora se você busca temperaturas mais amenas, vá de junho a agosto, mas lembre-se que há maior probabilidade de chuva.

Abaixo um resumo ao longo do ano para que possa escolher a melhor época para conhecer:

Nós fomos para Porto de Galinhas no mês de junho e apesar de pegarmos muito calor de dia e noites mais fresquinhas, encontramos a água do mar um pouco turva após pequenas pancadas de chuva.

Outro ponto importante que você precisa observar ao ir para região é a alta temporada! Fuja destas datas! Férias e feriados elevam bastante o preço.

O que fazer na região

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

As piscinas naturais de Porto de Galinhas são formadas quando a maré chega a um nível muito baixo, resultando numa espécie de piscina ao redor dos arrecifes e corais.

O acesso a estas piscinas é feito por jangadas com capacidade para seis pessoas e normalmente a primeira parada é feita nas piscinas naturais para a observação dos peixes.

Na sequência você é direcionado para subir nos arrecifes e corais onde encontrará o famoso “mapa do Brasil”. Este mapa foi formado naturalmente pelos arrecifes e no local você poderá tirar muitas fotos assim como alimentar os peixes.

Em alguns locais a circulação é proibida e há sinalizações que devem ser respeitadas uma vez que esta região é considerada área de preservação.

No final você vai para uma área maior para fazer um mergulho de snorkel. A duração deste passeio é de aproximadamente 50 minutos, mas depois você pode ficar na orla da praia curtindo os quiosques.

Dica importante: devido a composição dos corais e arrecifes, eles podem arranhar ou cortar os seus pés, portanto leve seu chinelo ou sapatilha aquática.

Gostou deste passeio e estará em Recife? Então aproveite e faça a reserva dessa excursão online e sem filas com o meu parceiro Get Your Guide.

Rota dos Cavalos-Marinhos

Na foz do Rio Maracaípe é possível conhecer um berçário natural de cavalos-marinhos. O passeio dura aproximadamente 1 hora e é feito por jangadas que saem do manguezal do Pontal de Maracaípe.

As jangadas se locomovem com remos e barcos motorizados são proibidos. Essa região transformou-se em 2017 em Parque Nacional Natural com a finalidade de preservar esta e outras espécies.

Após sair da margem do rio, em determinado momento é feito uma parada onde os jangadeiros descem para pegar os cavalos-marinhos. Somente eles têm autorização para fazer isso e por um curto espaço de tempo!

Após serem fotografados, eles são devolvidos ao mesmo local de onde foram pegos (há marcações no leito do rio com colorações diferentes pra garantir isso).

Para quem não sabe o cavalo-marinho é muito apegado ao seu parceiro, então o retorno ao local exato é extremamente importante!

Praia de Calhetas

A Praia de Calhetas é cercada por dois morros que vistos de cima formam uma espécie de coração. Ela fica localizada na cidade de Santo Agostinho a 34 km de Porto de Galinhas.

Esta praia é muito conhecida no litoral sul de Pernambuco, portanto, chegue cedo para garantir o seu lugar!

No local você encontra uma boa infraestrutura de restaurantes à beira mar. O Bar do Artur além de receber muito bem os clientes, possui uma comida muito boa e o clima agradável!

Apesar de ser pequena e rústica, a Praia de Calhetas possui águas tranquilas e cristalinas, proporcionando uma série de atividades, como: trilhas, tirolesa, prática de snorkel, passeio de lancha e de buggy.

Passeio de buggy

Uma das atividades que você não pode deixar de fazer é o passeio de buggy até o Mirante de Nazaré. Dá só uma olhada na vista desse lugar! É simplesmente maravilhosa!

Deste mirante é possível observar a praia de Maracaípe, a cidade de Olinda, um farol, falésias e as ruínas de um antigo forte! O local é ideal para várias fotos.

Acredita-se que ali foi o ponto exato onde o nosso continente se separou do africano e há até uma placa indicando e explicando isso!

A última parada ocorre na Vila de Nazaré para conhecer as ruínas do Convento Carmelita, do século 17 e a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré que foi construída no século 16 e ampliada anos depois.

Ainda na Vila você pode comprar compotas, frutas e licores nas barraquinhas de comerciantes locais. Apesar de simples, o local é bonitinho e cheio de história!

City Tour Recife e Olinda

Quando fomos para Porto de Galinhas em 2013, nós fizemos o city tour por Recife e Olinda com uma empresa de turismo localizada no Hotel que estávamos hospedados e achamos que valeu o custo benefício.

O passeio começa por volta das 8h e a primeira parada ocorre na orla de Boa Viagem, localizada na cidade de Recife, para algumas fotos.

A próxima parada do roteiro é no Recife Antigo para conhecer o marco zero, a Embaixada de Pernambuco (local onde ficam os bonecos gigantes de Olinda) e admirar suas ruas com construções antigas e coloridas.

Na sequência é a vez de conhecer a Casa da Cultura Luiz Gonzaga, edifício que antes servia como presídio, mas que após restauração teve suas celas transformadas em lojas de artesanato.

Chegando em Olinda, o city tour tem sua primeira parada no Alto da Sé para fotos e compra de artesanato.

Você passará pela ladeira da misericórdia e conhecerá a casa do escritor e compositor Alceu Valença, finalizando o tour no Mosteiro de São Bento que possui um altar banhado a ouro e em estilo barroco.

Quer conhecer também Recife e Olinda? Então confira esta opção de city tour e faça sua reserva online e sem filas com o meu parceiro Get Your Guide.

Piscinas Naturais de Maragogi

Para quem não sabe é possível conhecer as piscinas naturais de Maragogi a partir de Porto de Galinhas, por catamarã.

Estas piscinas, assim como as de Porto de Galinhas, também são formadas por recifes de corais no período de maré baixa.

No local você encontrará três conjuntos de piscinas:

  • Galés: indicado para a prática de mergulho, com águas mais fundas;
  • Barra Grande: indicado para mergulho com snorkel e máscara, possui águas mais rasas;
  • Taocas: indicado para contemplação do local, com piscinas bem menores.

Nas piscinas você encontrará fotógrafos tirando fotos embaixo d’água, portanto se você tiver equipamentos que façam isso, leve-os e economize um dinheirinho.

Dica importante: Como este passeio é mais afastado, o ideal é pesquisar com antecedências as datas em que a maré estará baixa assim como se choveu nos dias anteriores, pois há a possibilidade de encontrar a água turva.

Gostou desse passeio e estará na cidade de Recife? Então aproveite e faça sua reserva online e sem filas com o meu parceiro Get Your Guide.

Praia de Carneiros

Localizada na cidade de Tamandaré, a Praia dos Carneiros é uma das mais procurados pelos turistas na região de Pernambuco.

Ela fica a 53 km de Porto de Galinhas e o acesso pode ser feito de carro, transfer ou catamarã.

Esta praia é formada do encontro do mar com o rio Formoso e há uma série de atividades disponíveis para os turistas, como: mergulho nas piscinas naturais, passeio de catamarã, banho de argila, passeio de lancha, flutuação com snorkel, visita a Igreja São Benedito e passeio de caiaque.

Nós fizemos o passeio de catamarã, observamos o banho de argila e depois passamos o resto da tarde aproveitando a praia e o restaurante Bora Bora. Como o tempo não estava muito bom, não conseguimos aproveitar do jeito que gostaríamos, mas é uma praia lindíssima para se conhecer.

Gostou desta praia e estará na cidade de Recife? Então aproveite e faça sua reserva para ir nesta praia online e sem filas com o meu parceiro Get Your Guide.

Onde comer

Restaurante Beijupirá

Localizado na Vila de Porto de Galinhas, o restaurante Beijupirá é decorado com diversos artesanatos e materiais locais, reforçando o clima litorâneo do lugar.

Ainda na decoração é possível observar flores, luz de velas, móveis rústicos e objetos super coloridos.

Achamos a comida bem saborosa e o cardápio diversificado, com pratos que misturam frutas e sabores doces e amargos. O preço é um pouco salgado, mas a qualidade compensa.

Escolhemos os pratos Maracatu de Charque e Filé Taárrudá.

Onde se hospedar

Hotel Armação

Conhecemos o Hotel Amação durante a nossa lua de mel então nem preciso dizer que temos um carinho especial por este hotel não é mesmo?

O que mais gostamos é que dento do hotel havia um sala com agências de turismo, o que facilitava a compra dos passeios e possíveis pacotes.

Fora esta comodidade, o hotel oferecia serviço de praia, de bar, loja de conveniência, lavanderia, piscinas, Wi-Fi, quadra de tênis, quadra de vôlei, recreação e eventos todas as noites.

Gostamos tanto do hotel, do atendimento e dos eventos, que só saímos uma noite para jantar fora, todos os outros dias ficamos por lá!

O quarto era bem amplo e limpo e fomos recebidos com alguns mimos por causa da lua de mel. O café da manhã era bem saboroso e no salão era possível ver alguns macaquinhos que entravam para interagir com os hóspedes!

A decoração era impecável, assim como a limpeza! Se um dia voltarmos, com certeza ficaremos hospedados lá!

  • Localização: Lot. Merepe II, Quadra G1, Lote 1A, Porto de Galinhas, PE, Brasil.
  • Preço atual: as diárias variam de R$ 460 a R$ 650,00.
  • Reservas: Armação Resort

É isso aí! Espero que tenham gostado das dicas do que fazer em Porto de Galinhas e Recife. Caso tenham alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário!

Quer conhecer outras praias lindíssimas pelo nosso Brasil? Confira o artigo do Blog Fora da Zona de Conforto com as 20 Melhores e Mais Bonitas Praias do Nordeste Brasileiro!

Aproveite e se inscreva em nosso blog para receber conteúdos exclusivos!

Gostou deste post e quer salvar as dicas para quando for a Porto de Galinhas e Recife? Então já salva o Pin abaixo:

Planeje sua viagem com nossos parceiros

Agora que eu te dei todas estas dicas, que tal começar a planejar sua viagem para Porto de Galinhas e Recife? Faça sua reserva com nossos parceiros através dos links abaixo sem pagar nada a mais por isso. Além de aproveitar nossos descontos você ainda ajuda a manter o blog no ar!

  • passagemaproveite para encontrar de forma rápida e segura sua passagem aérea com o menor preço no Passagens Promo;
  • hospedagemencontre várias opções de hotéis, pousadas no Hoteis.com e pacotes exclusivos no Hotel Urbano;
  • celularencontre as melhores ofertas de chips internacionais no Viaje Conectado;
  • seguroviaje com assistência médica, odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas pelo Seguros Promo;
  • carrocompare preços e veja as melhores opções de locação de veículos no Rent a Cars;
  • ingressoscompre ingressos online e sem filas para diversas atrações no mundo através do Get Your Guide.

Blogagem coletiva

Este post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema Destinos Brasileiros! Confira abaixo os posts dos blogs parceiros:


JÁ ME ACOMPANHA NAS REDES SOCIAIS?


VOCÊ PODE GOSTAR:

522 views

Pâmela P.
Pâmela P.
Virginiana assumida, Consultora de RH e viajante nas horas vagas!
Amo sair para comer, ver filmes e estar com amigos e familiares.
Acredito que "a felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos!"

42 comments on “Destinos Brasileiros: Saiba o que fazer em Porto de Galinhas e Recife

  • Deyse Marinho de Abreu diz:

    Que post maravilhoso! super colorido, atraente visualmente e de informações incríveis! Quantos passeios maravilhosos você fez em Pernambuco, usando Porto de Galinhas como ponto de partida para outras cidades. Eu amei conhecer Olinda, Recife, Porto de Galinhas, mas o que mais me fascinou foi conhecer a Vila de Nazaré e as ruínas. Quando estive lá, nosso guia também comentou que dali, eram apenas 3 horas de “distância” da África. Até hoje lembro da Vila de Nazaré com carinho, quero voltar!!! Amei seu post Pam!

  • palomadiasgarcia diz:

    Adoro Porto de Galinhas. Fiz road trip pra lá com minha pet, foi incrível!

  • bacortat diz:

    Não vale a pena alugar um carro para fazer esse roteiro?

  • Polliana Ribeiro diz:

    Quantas opções de passeios em um só destino. Porto de Galinhas é encantador.

  • ANGELA MARTINS diz:

    Ahh…que incrível. Adorei saber o que fazer em Porto de Galinhas. Já fui algumas vezes e não vi isso tudo. É um dos destinos brasileiros que quero voltar!

  • Hebe Carvalho diz:

    Adorei e matei um pouco da saudade desse lugar que amei conhecer e quero voltar, para ficar mais tempo.

  • symone dias diz:

    Porto de Galinhas é encantador, acho que fui a uns 05 anos atrás. Vendo as fotos bateu uma saudade!

  • Danielle diz:

    Que legal, eu também fiquei no Hotel Armação, quando fui pela primeira vez, em Porto de Galinhas. Um lugar fantástico podendo fazer bate e volta em outros lugares como Recife, Carneiros e Calhetas. Eu estou impressionada com a evolução das praias vizinhas. Amei suas dicas!

  • Luciana Freitas Gorges diz:

    Gostei muito das dicas de o que fazer em Porto de Galinhas. Que lugar maravilhoso!!! Morro de vontade de conhecer e poder me jogar naquele mar e piscinas naturais. Seu post só aumentou o meu desejo de visitar a região 🙂

  • ceciliabeu diz:

    Estive em Porto de Galinhas num bate-volta de Recife nos anos 90. Ainda não era uma praia tão badalada, mas eu amei. Espero voltar e ficar lá uns dias para conhecer melhor. Adorei o post, Pâmela. Beijos

  • Diego Cabraitz Arena diz:

    Muito boas as dicas. Eu estive uma vez só em Porto de Galinhas e foi muito rápido, apenas em uma manha pq fui a trabalho. Quero voltar para curtir melhor as praias e fazer esse bate e volta ate maragogi.

  • Cintia Grininger diz:

    Tenho um carinho especial por Porto de Galinhas também! Não fui em lua-de-mel, mas foi a primeira viagem que fiz com meu marido depois que começamos a namorar, então tem um significado especial para nós também. Fizemos um roteiro bem parecido com o seu, incluindo um city tour por Recife e Olinda e nos acabarmos de comer no Beijupirá. A vontade agora é voltar pra lá, mas dessa vez com nossos filhos!

  • Andrea diz:

    Fui em Porto de Galinhas em 2009 no mês de março e me apaixonei, as praias são lindas, o tipo de lugar inesquecível. Ainda quero retornar.

  • Juliana diz:

    Uau, Porto de Galinhas tem tantos passeios a se fazer! Quando fui à Pernambuco, passei muito rápido por lá e não consegui encaixar Porto de Galinhas no meu roteiro, mas tenho tanta vontade de retornar para aproveitar tudo isso que você mencionou!

  • Cristina Andrade diz:

    Quantas coisas legais para fazer em Porto de Galinhas! Eu ficaria um mês fácil fácil, hahaha! Adorei você ter mencionado a origem do nome pois muitos viajantes desconhecem! Ai que vontade de Nordeste!! Beijão!

  • Helen Pusch diz:

    Porto de Galinhas é mesmo maravilhosa, com todas essas opções de lugares e atrações para conhecer na região. Adorei revisitá-la através do teu post!

  • giprosdocimi diz:

    Já fui várias vezes para o Nordeste e não consegui ainda conhecer Porto de Galinhas, infelizmente. Amei suas dicas do que fazer em Porto de Galinhas, porque é um destino que quero muito conhecer, obrigada.

  • Sil Mendes diz:

    Pamela, morei 10 anos em Recife e Porto de Galinhas foi um destino que visitei muitas vezes e agora que estou morando longe, tenho muita saudade. Adorei revisitar esse paraíso através desse seu post tão completo.

  • Tharsila Fernanda Costa diz:

    Que sonho meu conhecer Porto de Galinhas. Tinhamos uma viagem marcada para Julho mas infelizmente por causa da pandemia tivemos que cancelar. Espero poder conhecer em Breve

  • Tamara Cerqueira diz:

    Excelentes informações sobre Porto de Galinhas e das atrações que podem ser feitas a partir de lá!! Fotos lindas deste paraíso no blog!

  • TÁBATA Cristina Batista diz:

    Pâmela, que post completo. Adorei suas dicas, a ideia de visitar as piscinas naturais de Maragogi foi muito boa. Gostei muito do post, as fotos são lindas e me deu vontade de correr para Porto de Galinhas.

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão :)

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Bem-vindo(a)

 

Bem-vindo(a) ao blog: Se joga no roteiro!

Se você ama viajar e conhecer novas culturas, você está no local certo!

Aqui, darei dicas de destinos, hotéis e restaurantes pelo mundo!

Aproveite! 😉

newsletter

Quer ser atualizado sempre que tiver um post novo por aqui? Basta inscrever seu e-mail abaixo:

Hotéis.com

Seguro Viagem

Passagens Promocionais

Chip Internacional

Aluguel de carro

error: