Fervedouro Bela Vista

Jalapão: descubra este lugar paradisíaco

Post atualizado em 11 de Julho, 2021 por Pâmela P.

Você já ouviu falar dos fervedouros do Jalapão?

Muitas pessoas quando pensam em lugares paradisíacos, normalmente associam à praias lindas, com águas transparentes e vegetação quase inexplorada.

Mas, se eu te disser que no Jalapão existem outros tesouros escondidos, você teria o interesse em conhecer?

Pensando nisso, criei este post para falar um pouco mais do Jalapão e de seus fervedouros, que também possuem águas lindas e transparentes além de vegetação nativa ao seu redor.

Então, já anota aí todas as dicas para que você possa conhecer este paraíso ainda este ano! Bóra se jogar comigo?

Onde fica o Jalapão?

O Jalapão, ou melhor, o Parque Estadual do Jalapão, está localizado no estado do Tocantins e possui uma área de 34 mil quilômetros quadrados.

Ele abrange nove municípios e os mais conhecidos são: Ponte Alta, São Félix do Tocantins e Mateiros.

Considerada a maior atração turística do estado do Tocantins, este parque já serviu de palco para gravações de cenas de novelas, assim como de um reallity show!

A principal fonte de renda da região vem do turismo que está crescendo ao longo dos anos e do artesanato local que é feito em grande parte com capim dourado e seda de buriti. Atualmente há estudos para garantir a utilização destes “produtos” de forma sustentável.

Fervedouros do Jalapão: o que são?

Os fervedouros, normalmente cercados por bananeiras, formam uma espécie de piscina natural com águas cristalinas e areia banquinha. Mas o mais curioso é que assim que você entra na água, percebe que não pode afundar!

Esse fenômeno chamado de ressurgência, ocorre porque sob as águas do fervedouro há um lençol freático que não encontra vazão devido a uma rocha impermeável logo abaixo dele.

Por este motivo, a água acaba sendo jorrada com uma pressão tão forte que empurra tudo o que estiver sobre ela, incluindo a areia para cima.

É muito gostoso flutuar sobre as águas sem medo de afundar. Até quem não sabe nadar se diverte!

Há diferença entre os fervedouros?

Sim, há algumas diferenças entre os fervedouros! Abaixo vou elencar as diferenças que percebi nos fervedouros que conheci:

  • Iluminação e consequentemente a coloração da água: dependendo do nível de iluminação, os fervedouros ficam com colaboração azul clara, esverdeada ou acinzentada.
  • Tamanho e capacidade de pessoas: há fervedouros muito pequenos com capacidade para 4 pessoas e outros para 10.
  • Vegetação local.
  • Tempo de permanência no fervedouro: você só pode ficar por 20 minutos, mas alguns permitem ficar mais tempo se não tiver ninguém aguardando.
  • Valor: o preço de entrada varia de R$25,00 a R$40,00.
  • Pressão da nascente: para mim fervedouros menores possuem uma pressão mais forte, enquanto os maiores normalmente possuem pressão moderada.

O que preciso saber antes de entrar em um fervedouro?

Os fervedouros são nascentes de rios subterrâneos e por este motivo é proibido entrar na água com protetor solar ou repelente!

Para se proteger do sol e de possíveis mutucas e borrachudos, o ideal é passar estes produtos no dia anterior, antes de dormir ou ir com roupas que protejam do sol.

Como tenho alergia a estes bichinhos, assim que saia da água já colocava uma blusa ou calça para evitar as picadas. Consegui voltar para São Paulo sem nenhuma picada!

Conhecendo os Fervedouros

No Jalapão há em torno de 100 fervedouros registrados, mas apenas alguns são abertos para visitação!

Normalmente a temperatura é bem agradável e quentinha devido ao calor da região e a pressão da nascente misturada com a areia faz uma espécie de massagem nos pés! É uma delícia!

A seguir darei dicas de sete fervedouros que conheci pela região! Já anota tudo!

Fervedouro do Rio Sono

Se eu tivesse que elencar por ordem de beleza, cor da água, temperatura e pressão das nascentes, sem dúvidas deixaria este fervedouro em primeiro lugar!

O Fervedouro do Rio Sono fica localizado em Mateiros e o acesso é bem tranquilo, sem trilhas! Ele possui capacidade para 10 pessoas e apesar de ser “pequeno”, você consegue nadar e tirar muitas fotos.

Nele há um deck com uma escada de acesso, o que facilita a entrada. Possui também um restaurante caseiro e um redário para tirar uma soneca depois de nadar!

O tempo de permanência é também de 20 minutos!

Ele é simplesmente lindo e nadar nele é uma sensação única! O mais gostoso é que a noite você sente seu pé formigando como se estivesse nadando nas areias em movimento! É muito legal!

Fervedouro do Buriti

O fervedouro do Buriti, que também fica localizado em Mateiros, leva este nome devido aos buritis na região que ficam entre as bananeiras!

O acesso é feito por uma trilha de 10 minutos a pé. Ao lado do fervedouro, há uma cabana para que os turistas possam aguardar a sua vez.

Ele possui capacidade para 10 pessoas por vez por um período de 20 minutos, porém, se não tiver pessoas aguardando é possível ter o tempo prolongado.

Fervedouro Encontro das Águas

Também em Mateiros, o Fervedouro Encontro das Águas apresenta a coloração mais turva, pois seu tamanho é menor e a pressão da nascente é muito forte!

Ele possui capacidade para apenas 4 pessoas por vez e é muito “fundo”, mas como você inevitavelmente acaba flutuando, isto não é um problema!

Assim que você entra, o ideal é ficar na margem e dar um passo bem grande em direção ao meio para que você possa afundar rapidamente e ser lançado para fora da nascente. Dá a impressão de estar em uma areia movediça.

O único incomodo é que devido a movimentação da areia, sua roupa de banho acaba saindo repleta de areia, mas não se preocupe, pois no local há um rio para se banhar e tirar o excesso!

Fervedouro do Ceiça

O Fervedouro do Ceiça é um dos mais conhecidos na região de Mateiros, pois foi o primeiro a ser divulgado na região para os turistas e até hoje é um dos mais procurados!

Ele comporta 6 pessoas por vez e possui uma coloração mais esverdeada, devido a vegetação ao seu redor ser mais densa!

O acesso é fácil e não há trilhas e a pressão da nascente é moderada! O tempo de permanência varia de 15 a 20 minutos.

Fervedouro das Macaúbas

O Fervedouro das Macaúbas fica localizado em Mateiros e foi aberto recentemente para receber turistas, então costuma ficar mais “vazio”. Se você der sorte de ir e não ter ninguém na fila de espera, poderá ficar mais do que os 20 minutos permitidos.

Ele é um dos maiores na região com capacidade para 10 pessoas por vez!

Possui águas bem agradáveis com coloração azul esverdeada, assim como um deck para os visitantes deixarem os seus pertences.

Como a vegetação é mais fechada, não bate tanto sol. Apesar disso, com certeza vale a visita!

Fervedouro do Alecrim

Localizado em São Félix, o Fervedouro do Alecrim possui uma coloração esverdeada bem diferente dos demais fervedouros.

Com capacidade para apenas 6 pessoas por vez, o tempo máximo permitido é de 20 minutos, então aproveite para nadar e brincar em suas águas pois este tempo passa voando!

Há diversos pontos de nascente e você pode escolher um para ficar e flutuar.

No local não há restaurante ou quartos para se hospedar.

Fervedouro Bela Vista

O fervedouro Bela Vista é o maior que você irá conhecer no Jalapão! Ele possui 15 metros de diâmetro, porém, apesar de seu tamanho ele só tem capacidade para 10 pessoas por vez!

Suas águas são azuis de manhã e verdes a noite e isso ocorre devido a iluminação e vegetação existente ao redor do fervedouro.

Ele está localizado mais próximo a São Félix e possui a melhor infraestrutura. Há chalés para se hospedar, restaurante, assim como lojinha e banheiro para os visitantes!

O mais legal é que quem fica hospedado na pousada tem livre acesso ao fervedouro das 18h até o início das atividades no dia seguinte e como ficamos hospedados lá, pudermos nadar a noite com exclusividade!

Apesar da água estar mais geladinha, foi uma experiência muito bacana!

O deck ao redor do fervedouro é bem estruturado e conta com um mirante que permite tirar fotos dele inteirinho! Com certeza vale a pena passar por lá!

Para quem não está hospedado, o tempo de permanência é de 15 a 20 minutos.

Gostou dos fervedouros, mas quer dicas de cachoeiras na região? Então aproveite para conferir as Cachoeiras do Jalapão: 8 cachoeiras para conhecer e se encantar!

É isso aí! Espero que tenha gostado das dicas sobre os fervedouros do Jalapão. Caso tenham alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário!

Aproveite e se inscreva em nosso blog para receber conteúdos exclusivos!

Gostou deste post e quer salvar as dicas para quando for ao Jalapão? Então já salva o Pin abaixo:

Planeje sua viagem com nossos parceiros

Agora que eu te dei todas estas dicas, que tal começar a planejar sua viagem para o Jalapão? Faça sua reserva com nossos parceiros através dos links abaixo sem pagar nada a mais por isso. Além de aproveitar nossos descontos você ainda ajuda a manter o blog no ar!

  • passagemaproveite para encontrar de forma rápida e segura sua passagem aérea com o menor preço no Passagens Promo;
  • hospedagemencontre várias opções de hotéis, pousadas no Hoteis.com e pacotes exclusivos no Hotel Urbano;
  • celularencontre as melhores ofertas de chips internacionais no Viaje Conectado;
  • seguroviaje com assistência médica, odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas pelo Seguros Promo;
  • carrocompare preços e veja as melhores opções de locação de veículos no Rent a Cars;
  • ingressoscompre ingressos online e sem filas para diversas atrações no mundo através do Get Your Guide.

Blogagem coletiva

Este post faz parte de uma blogagem coletiva do grupo Viagens por Escrito com o tema Lugares Paradisíacos! Confira abaixo os posts dos blogs parceiros:


JÁ ME ACOMPANHA NAS REDES SOCIAIS?


VOCÊ PODE GOSTAR:

2.007 views

Pâmela P.
Pâmela P.
Virginiana assumida, Consultora de RH e viajante nas horas vagas!
Amo sair para comer, ver filmes e estar com amigos e familiares.
Acredito que "a felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos!"

14 comments on “Jalapão: descubra este lugar paradisíaco

  • bacortat diz:

    Estamos planejando ir conhecer o paraíso do Jalapão de carro no fim do ano. Vamos ver se as coisas até lá estarão “normalizadas”.

  • viagensefeminices diz:

    Pam, que lugar espetacular! Já tinha muita vontade de conhecer e o seu post me deixou com mais vontade ainda! Espero conhecer em breve.
    P.S: Amei as fotos!

  • DANIELA DE OLIVEIRA MARIN diz:

    Ótimas dicas Pam! Cada vez mais tenho vontade de conhecer essa região…acho que esse lugar vai bombar pós Pandemia né? Paraíso demais mesmo!

  • Cecilia diz:

    Adorei saber mais detalhes dos fervedouros do Jalapão. Não sabia a diferença entre eles. Fiquei com uma dúvida: precisa pagar por cada fervedouro visitado, ou eles ficam num parque de fervedouros que podemos entrar pagando uma única tarifa?

    • Pâmela P. diz:

      Não, possuem donos e ficam em lugares diferentes. O preço varia de fervedouro a fervedouro, então devem ser pagos individualmente.

  • Juliana Rossi de Souza diz:

    Pam, vc acha que é possivel fazer sem pacote? por conta? indo com carro 4×4? Eu ja havia cotado essa viagem, mas ai fui demitida e mudei planos. Mas minha vontade mesmo é de ir de carro até la…

    • Pâmela P. diz:

      Então Ju, eu vi pessoas fazendo isso, mas acho arriscado principalmente se for só em um carro. Os riscos que vi: se dá um problema com o carro, só Deus sabe quando você encontrará alguém passando pelo caminho. A gente quase não via ninguém nas estradas; outro ponto é que o celular não pega, então para chamar um socorro será praticamente impossível. Na nossa excursão um carro teve problema e só conseguimos chamar ajuda porque a excursão tinha rádio, então foi sussa; último ponto: não há placas informando os locais na estrada, então você precisa conhecer bem a região. Se for por conta própria, contrate um guia pelo menos, o risco será menor de se perder… rs

  • marivetrone diz:

    Pam, que post incrível! Os fervedouros do Jalapão estão no meu top 5 de lugares que quero conhecer no Brasil! Já salvei o post aqui pra usar suas dicas todas quando a pandemia passar. 🙂

  • Marli Helena da Silva diz:

    Pam fiquei encantada com tantas imagens belíssimas! Tenho um desejo enorme de conhecer o Jalapão! O ideal é ir através de excursão?

    • Pâmela P. diz:

      Muito obrigada Marli! 🙂 Você vai se encantar! Então, tudo depende do seu planejamento. Eu prefiro excursão, porque eles vão em mais de um carro e se acontecer algum problema, tem um apoio. Fora isso, sinal de celular não pega lá e não há placas informando os lugares. Para ir sozinho, você precisa ter algum GPS por satélite e um rádio para se comunicar.

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão :)

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Bem-vindo(a)

 

Bem-vindo(a) ao blog: Se joga no roteiro!

Se você ama viajar e conhecer novas culturas, você está no local certo!

Aqui, darei dicas de destinos, hotéis e restaurantes pelo mundo!

Aproveite! 😉

newsletter

Quer ser atualizado sempre que tiver um post novo por aqui? Basta inscrever seu e-mail abaixo:

Hotéis.com

Seguro Viagem

Passagens Promocionais

Chip Internacional

Aluguel de carro

error: