Turismo de Experiência

Turismo de Experiência no Peru

Post atualizado em 21 de Novembro, 2020 por Pâmela P.

Se tem um lugar que indico fazer o Turismo de Experiência, este lugar com certeza é o Peru!

O turismo de experiência envolve atividades de imersão na cultura e nos costumes locais como por exemplo: fazer colheita da uva, de azeitonas, rotas gastronômicas, conhecer como diferentes comunidades vivem na Amazônia, entre outras.

Ou seja, são atividades menos turísticas e que fogem dos cartões postais das cidades, onde você conhece a fundo o dia a dia das comunidades locais.

No Peru tive essa experiência quando vivi por um dia na casa de moradores na Ilha Amantani. Se eu indico? Com certeza!

Bora se jogar comigo e saber mais como foi essa experiência?

Antes de falar da Ilha, vamos falar de Puno!

A Ilha Amantani fica localizada no lago Titicaca, a 40km cidade de Puno no Peru. Puno fica a 380km de Cusco e o acesso pode ser feito tanto de avião quanto de ônibus.

Caso resolva ir de avião, há um aeroporto na cidade de Juliaca que fica a 30km de Puno, e que recebe voos de Cusco e de Lima, mas se quiser ir de ônibus, há operadoras que fazem o percurso saindo de Arequipa ou Cusco e a viagem demora em torno de 6h30.

Nós fomos de ônibus saindo de Cusco no período noturno pela operadora Cruz del Sur e chegamos por volta das 4 horas em Puno.

Como chegar a Ilha Amantani?

Já em Puno, você pode contratar uma empresa local que te levará até as Ilhas de Uros, Amantani e Taquile no Lago Titicaca.

Normalmente, estas agências pegam os turistas nos hotéis e levam até o porto para iniciar o passeio de barco.

A viagem é um pouco cansativa, então se possível reserve um hotel ou um quarto antes de iniciar o passeio nas ilhas.

Como funcionam os passeios?

A maioria das pessoas acaba escolhendo o passeio de um dia nas Ilhas de Uros e Taquile com almoço incluso, mas se você me permite um conselho, escolha o passeio de dois dias!

No passeio de dois dias além de você visitar as ilhas já mencionadas acima, conhecerá também a Ilha Amantani.

Esta ilha será sua segunda parado no tour pelo lago Titicaca.

Primeiro você passará pela Ilha de Uros cujo trajeto de barco demora aproximadamente 1 hora, sendo posteriormente direcionado para a Ilha Amantani, com mais 3 horas de viagem.

Nesta ilha você vivenciará o verdadeiro turismo de experiência, onde ficará hospedado na casa de moradores conhecendo mais de suas tradições e costumes.

Quanto custa e o que está incluso?

O passeio de dois dias custa em torno de 68 dólares e o legal é que parte deste valor é destinado às famílias que hospedam os turistas.

O que normalmente está incluso no pacote:

  • Serviço de busca em seu hotel;
  • Transporte de barco ou lancha;
  • Ingresso para as ilhas;
  • Guia fluente em inglês ou espanhol;
  • 1 noite de acomodação com uma família na Ilha Amantani (acomodações rústicas com roupa de cama e cobertor fornecidos);
  • Refeições: 2 almoços, 1 jantar, 1 café da manhã.

Caso resolva conhecer as ilhas na alta temporada, compre seu passeio com antecedência, pois normalmente é muito procurado. No site do Get Your Guide você consegue comprar tanto o passeio de um dia como de dois. Clique aqui e já faça a sua reserva!

A Ilha Amantani e seus moradores

A Ilha Amantani possui 4.000 habitantes e assim que você chega é recebido pelas mulheres da comunidade vestidas com suas roupas típicas.

Uma delas será responsável por te hospedar na ilha junto com outros turistas e pode ser que você tenha dificuldade de se comunicar, pois muitas delas não falam espanhol, apenas quéchua.

Nós tivemos sorte, pois além da família que nos hospedou falar espanhol, a casa dela era logo no início da ilha, o que facilitou a nossa vida na hora de carregar as bagagens.

Contudo, não posso dizer o mesmo em relação ao passeio que fizemos até uma das partes mais altas da ilha, pois tivemos que subir todas as ladeiras possíveis e quase morri com a falta de ar devido à altitude de 4.000 metros.

A parte boa é que assim que você chega ao destino, todas as dores e a falta de ar vão embora. A vista é simplesmente linda!

Dica importante! Só coloque o que for essencial na mochila que levará para este tour e deixe suas malas mais pesadas no hotel da cidade de origem!

Hospedagem na Ilha

Assim que chegamos à casa de nossas anfitriãs, Sra. Blanca e sua querida filha Sindy, fomos direcionados aos quartos que ficavam na parte superior da casa.

Ao todo eles tinham três quartos com camas de casal e cobertas bem quentinhas onde hospedaram seis turistas.

A casa era muito simples: no banheiro não tinha chuveiro, nem água encanada e para escovar os dentes era necessário usar uma mangueira que ficava no quintal e baldes para dar a “descarga”.

O quarto possuía camas com colchões um pouco “duros” e não havia uma sala para confraternizar, apenas uma cozinha.

Não estou citando tudo isso de forma negativa, apenas relatando a realidade para quem decidir viver essa experiência! Não espere luxo, mas sim muito carinho e uma vontade imensa de te receber bem!

Esta experiência com certeza te fará sair da zona de conforto e ser uma pessoa melhor! Eu sai dando mais valor às pequenas coisas e reclamando menos da vida!

Fonte de renda e alimentação

Grande parte da população na Ilha Amantani é vegetariana, uma vez que o sustento vem da plantação de quinoa e de outros legumes e grãos. O trabalho é feito de forma coletiva.

Além disso, o turismo é outra fonte de renda com grande peso na região, onde as famílias se revezam para receber os turistas. Ao todo há 10 comunidades na Ilha Amantani.

A alimentação durante a estadia foi basicamente à base de legumes, ovos mexidos (sim, nossa anfitriã tinha), chá, sopa e pães.

Quem me conhece sabe que não sou muito fã de alimentação saudável e para minha surpresa a comida esta simplesmente deliciosa, tanto que repeti duas vezes! rs

Nos sentimos muito satisfeitos em todas as refeições!

O que fazer na Ilha Amantani

Visita aos templos

Após o almoço, a Sindy (filha de nossa anfitriã) nos levou até um ponto de encontro com outros turistas em uma quadra de esportes.

Lá foram dadas algumas instruções, conhecemos mais sobre a Ilha e na sequência fomos liberados para conhecer os Templos Pachatata (Pai Terra) e Pachamama (Mãe Terra) que são dedicados à fertilidade da terra.

Você pode escolher um deles para conhecer e como ficam em sentidos opostos, não há como ver o pôr do sol dos dois locais!

Nós escolhemos ir até o Templo Pachatata, mas no meio do caminho tive que continuar o percurso sozinha, pois meu marido teve um pequeno imprevisto. Quer saber o por quê? Leia meu post Perrengue de Viagem – Lago Titicaca e ria um pouco!

O lugar possui ruínas da cultura Tiwanaku e é simplesmente lindo! Você pode apreciar o pôr do sol e tirar muitas fotos!

Assim que o sol se pôs, voltei para o local do ponto de encontro onde a Sindy me levou de volta para casa!

Festa típica

A noite após o jantar, vivemos na prática mais um pouco do turismo de experiência!

Todos os turistas quando chegam a ilha são convidados à participar de uma festa típica no “centro de convenções” local. Mas se você acha que é só ir e pronto, está enganado! Todos devem ir vestidos com as roupas típicas da comunidade!

Lá, os moradores ensinam suas danças típicas, regadas a muita música, alegria e descontração. É engraçado ver que no início todos os turistas ficam meio isolados, mas depois da primeira dança há uma confraternização generalizada! rs

Mesmo com a falta de ar devido a altitude, é impossível não se divertir! Ficamos até o final da festa e depois voltamos para casa para descansar.

É hora de partir!

Infelizmente tudo que é bom um dia acaba, mas a parte boa é que dura o bastante para se tornar inesquecível, não é mesmo?

No dia seguinte, após tomarmos o café da manhã, nos direcionamos ao porto uma vez que teríamos que dar continuidade ao nosso passeio. Nos despedimos de nossas anfitriãs e partimos para a Ilha de Taquile!

Com certeza essa foi a melhor experiência que eu já tive em um país, foi realmente incrível! Como o turismo é menos explorado nessa ilha, você consegue viver a essência dessa comunidade!

É isso aí! Espero que tenha gostado deste post sobre Turismo de Experiência e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário!

Aproveite e se inscreva em nosso blog para receber conteúdos exclusivos!

Gostou deste post e quer salvar as dicas para quando for ao Peru? Então já salva o Pin abaixo:

Planeje sua viagem com nossos parceiros

Agora que eu te dei todas estas dicas, que tal começar a planejar sua viagem para o Peru? Faça sua reserva com nossos parceiros através dos links abaixo sem pagar nada a mais por isso. Além de aproveitar nossos descontos você ainda ajuda a manter o blog no ar!

  • passagemaproveite para encontrar de forma rápida e segura sua passagem aérea com o menor preço no Passagens Promo;
  • hospedagemencontre várias opções de hotéis, pousadas no Hoteis.com e pacotes exclusivos no Hotel Urbano;
  • celularencontre as melhores ofertas de chips internacionais no Viaje Conectado;
  • seguroviaje com assistência médica, odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas pelo Seguros Promo;
  • carrocompare preços e veja as melhores opções de locação de veículos no Rent a Cars;
  • ingressoscompre ingressos online e sem filas para diversas atrações no mundo através do Get Your Guide.

De olho na rede!

Que tal vivenciar o turismo de experiência de outras formas? Então clique nos links abaixo e confira o que estas outras blogueiras tem a compartilhar!


JÁ ME ACOMPANHA NAS REDES SOCIAIS?


VOCÊ PODE GOSTAR:

222 views

Pâmela P.
Pâmela P.
Virginiana assumida, Consultora de RH e viajante nas horas vagas!
Amo sair para comer, ver filmes e estar com amigos e familiares.
Acredito que "a felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos!"

20 comments on “Turismo de Experiência no Peru

  • Deyse diz:

    Eu estou completamente encantada, fascinada MESMO pela Ilha Amantani. Conhecer outros povos, outras culturas, viver por um dia os costumes locais como você fez, é um tipo de turismo incrível que aprecio muito. Gostaria muito de fazer esse Turismo de Experiência no Peru. As fotos estão maravilhosas! Parabéns!

  • Mairim Serafini diz:

    Eu já morro de vontade de conhecer o Peru….agora então com seu post de turismo de experiência com os locais tenho mais vontade ainda. Tenho certeza que irei amar esse país. Obrigada pelo post

  • Nathalia Geromel diz:

    Interessante o passeio pelo Peru! Achei super curioso saber que a alimentação é em sua maioria vegetariana. Aliás o Peru é um local que me desperta bastante curiosidade e achei essa ilha lindíssima, não conhecia! Obrigada por me mostrar

  • bacortat diz:

    Quando fui ao Peru não lembro de ter visto essa opção de turismo de experiência. Gostei bastante da sua descrição. Me deu vontade de voltar só para vivencia-la!

  • Dani Schneider diz:

    Gente, que máximo esse turismo de experiência no Peru!!! A gente sempre fica nos pontos mais conhecidos e esse roteiro sai totalmente! Amei!

  • Noelia diz:

    Que incrível deve ser essa experiência pelo Peru, deve ser mágico essa festa típica. Adorei suas dicas inclusive de hospedagem.

  • Angela Martins diz:

    Que incrível essa opção de turismo de experiência no Peru! Eu amei essa dica. O post está lindo e super completo. Fiquei com muita vontade de fazer!

  • Hebe C diz:

    O Peru já esta no topo da minha lista, depois desse seu post sobre o turismo experiência por lá, aumentou ainda mais minha vontade e visitar esse país. Parabéns seu post está 10

  • Verônica Rodrigues diz:

    Esse foi o post mais turismo de experiência de todos que eu li até agora. Acredito que tudo nessa viagem jamais será esquecido: transporte, hospedagem, comida, paisagens incríveis. Eu adoro experimentar comidas locais, e isso por si só já me vale como experiência. Parabéns pelo post, Pâmela!

  • Juliana diz:

    Apaixonada, esse é o tipo de turismo que busco. Adoro conhecer a vida dos locais. Não conheço ainda o Peru, agora tá mais que nos planos. Eu tb adoro alimentação natural, já me identifiquei.

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão :)

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Bem-vindo(a)

 

Bem-vindo(a) ao blog: Se joga no roteiro!

Se você ama viajar e conhecer novas culturas, você está no local certo!

Aqui, darei dicas de destinos, hotéis e restaurantes pelo mundo!

Aproveite! 😉

newsletter

Quer ser atualizado sempre que tiver um post novo por aqui? Basta inscrever seu e-mail abaixo:

Hotéis.com

Seguro Viagem

Passagens Promocionais

Chip Internacional

Aluguel de carro

error: