Post atualizado em 28 de Novembro, 2021 por Pâmela P.
10 lugares surpreendentes na Serra da Cantareira
Você já ouviu falar da Serra da Cantareira localizada na zona norte da cidade de São Paulo?
Se não ouvir falar, precisa conhecer! A Serra da Cantareira é composta por 64.000 hectares e abrange os municípios de São Paulo, Guarulhos, Caieiras e Mairiporã.
Nesta Serra, além de encontrar uma vasta vegetação e estar em contato constante com a natureza, você encontrará também diversas opções de lazer, assim como restaurantes, hotéis, pousadas e condomínios!
Já pensou em morar em um lugar assim? Não sei você, mas é o meu sonho!
Infelizmente (ou felizmente) a Serra da Cantareira é um destino pouco explorado pelos paulistas, por isso, resolvi fazer este post para indicar alguns locais imperdíveis na região. Bora se joga comigo e conhecê-los?
Quando visitar a região?
A Serra da Cantareira pode ser visitada o ano todo, mas se você é do tipo de pessoa que ama um friozinho, os restaurantes com fondue e chocolate quente são uma boa pedida durante o inverno, já que as temperaturas nesta época do ano são mais baixas.
Vale lembrar que nesta época do ano há maior probabilidade de chuva, então todo o cuidado na estrada é pouco.
Porém, se você prefere o calor, há opções de trilhas e cachoeiras que podem ser feitas com temperaturas mais quentes, durante a primavera e o verão.
O que fazer na Serra da Cantareira?
Parque Estadual da Cantareira
O Parque Estadual da Cantareira foi criado em 1963 e abriga uma das represas mais importantes para o abastecimento de água da cidade.
No parque você terá contato com a natureza e poderá se exercitar e percorrer diversas trilhas através de seus três núcleos: Engordador, Pedra Grande e Cabuçu.
Núcleo Engordador
Este núcleo fica há 22 km do centro de São Paulo e nele você encontrará algumas trilhas (para fazer a pé ou de bike), assim como cachoeiras, playground e uma área para piquenique.
No núcleo engordador as trilhas são mais rústicas e sem asfalto e você poderá avistar diversos tipos de animais silvestres.
A Trilha da Cachoeira é a mais procurada com 3 km de extensão e possui nível de dificuldade mediano. Você pode fazer a trilha sem o auxílio de guia, uma vez que a mesma é bem sinalizada
Além desta trilha, há também a trilha do Macuco, a casa da Bomba e a sede com diversos painéis explicativos e animais empalhados.
Núcleo da Pedra Grande
Este núcleo é um dos mais visitados dentro do Parque Estadual da Cantareira.
Diferente do Núcleo Engordador, este possui um trilha asfaltada com 10 km de extensão (ida e volta). Porém, se você acha que ter uma trilha asfaltada vai facilitar a sua vida, está enganado! Esta trilha possui nível de dificuldade alto, com algumas subidas.
No ponto mais alto você chegará ao mirante, assim como na Pedra Grande (que possui uma vista sensacional) e no Museu da Pedra Grande!
A trilha é auto guiada e no meio do caminho você encontra outras 3 trilhas que variam de 300 m a 1,5 km, então, se decidir fazê-las, deixe para a volta para não se cansar tanto.
Núcleo Cabuçu
Este núcleo é um dos mais novos no Parque Estadual da Cantareira e foi inaugurado em 2008.
No total há 4 trilhas com nível de dificuldade leve e com aproximadamente 8 km de extensão no total. Além disso, há também um centro para visitantes, área de piquenique, a Represa e a Barragem do Cabuçu.
Horto Florestal
Localizado no pé da Serra da Cantareira, o Horto Florestal possui 187 hectares de área, sendo 35 destinados ao público. Ele fica ao lado do Parque Estadual da Cantareira e é um importante local de lazer e cultura.
Nele você poderá fazer exercícios nos equipamentos de ginástica ou correr na pista de cooper, assim como contemplar a paisagem de seus lagos ou até mesmo fazer um piquenique.
Além disso, você encontrará no Horto o Palácio de Verão do Governo do estado, as sedes da Política Florestal e Militar e o Museu da Madeira Florestal.
Restaurantes
O que não falta na Serra da Cantareira é uma boa opção de restaurante para os dias frios e quentes, com belas paisagens, menu diversificado e muita diversão.
O Velhão – Restaurante “As Véias”
O Velhão é um dos locais mais conhecidos na região de Mairiporã e é uma espécie de complexo rústico com diversas atrações.
Nele, você encontra o famoso Restaurante “As Véias” que conta com três ambientes diferentes, servindo comida brasileira em fogão a lenha.
Lá, você pode tomar café da manhã ou almoçar pagando um valor fixo e comendo a vontade.
Além de serviços de refeição, o local também é muito procurado por casais apaixonados para fazer fotos pré-wedding ou até mesmo para a realização da festa de casamento.
Bar Conspiração do Jogo
O Bar Conspiração do Jogo também fica localizado no Velhão e possui uma infraestrutura rústica com um cardápio mais voltado a porções, petiscos e chocolate quente!
Você paga uma taxa simbólica de entrada e tem acesso à todos os jogos de tabuleiro, como cara a cara, war, banco imobiliário, imagem e ação entre outros.
Mas, se o seu forte mesmo for sinuca, você pode alugar a mesa por uma hora ou optar por outros jogos como pebolim, dardo e vídeo game.
Jacques Café
Apesar de pequeno, o Jacques Café é frequentado por muitas pessoas no início do dia, então se quiser tomar um café da manhã com tranquilidade, chegue cedo! No cardápio você encontrará opções para café da manhã e lanche da tarde.
Quando fomos experimentamos o misto quente e a tapioca, assim como o pão na chapa, o café e o delicioso chocolate belga. Tudo estava delicioso e o melhor de tudo é que o valor final vale a pena!
Frutta e Crema
Sabe aquele lugar que de cara você já se apaixona? O Frutta e Crema é assim!
Esta gellateria é muito conhecida pelos seus sorvetes e iogurtes, mas possui um cardápio bem diversificado.
Quando fomos, comemos o brunch “combinato per due” que é composto por uma cesta de pães variados, dois cappuccinos ou expressos, croissant de manteiga com creme de Nutella ou torta italiana, salada de frutas, panino, geleia, manteiga, ovos mexidos com queijo minas e dois sucos!
Pagamos R$89,00 o casal e ficamos super satisfeitos! É realmente divino!
Deck Cantareira
O restaurante Deck Cantareira fica dentro de uma espécie de galeria com outros restaurantes e lojinhas.
Muitas pessoas procuram este restaurante por causa de suas carnes, mas também pela vista privilegiada do pôr do sol!
Optamos por ficar na parte interna e escolhemos experimentar os hambúrgueres e a batata rústica, que estavam deliciosos. Mas, se você não gosta de lanches, há também saladas, guarnições, cortes bovinos, suínos, de aves e linguiças.
Hotel Refúgio Vista Serrana
Localizado em Mairiporã, este hotel possui uma infraestrutura para a família toda e trabalha tanto com o serviço de hospedagem, como também de day use.
A estrutura de lazer é composta por piscina fria e aquecida, hidromassagem, espaço kids, playground, mini golfe, salão de jogos, quadras, redário, trilha ecológica, tirolesa, academia, sauna seca e vestiários. Com certeza vale incluir este paraíso no seu roteiro! Clique aqui e faça a sua reserva!
É isso aí! Espero que tenha gostado das dicas do que fazer na Serra da Cantareira. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário!
Aproveite e se inscreva em nosso blog para receber conteúdos exclusivos!
Gostou deste post e quer salvar as dicas para quando for conhecer a Serra da Cantareira? Então já salva o Pin abaixo:
Planeje sua viagem com nossos parceiros
Agora que eu te dei todas estas dicas, que tal começar a planejar sua viagem para São Paulo? Faça sua reserva com nossos parceiros através dos links abaixo sem pagar nada a mais por isso. Além de aproveitar nossos descontos você ainda ajuda a manter o blog no ar!
- aproveite para encontrar de forma rápida e segura sua passagem aérea com o menor preço no Passagens Promo;
- encontre várias opções de hotéis, pousadas no Hoteis.com e pacotes exclusivos no Hotel Urbano;
- encontre as melhores ofertas de chips internacionais no Viaje Conectado;
- viaje com assistência médica, odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas pelo Seguros Promo;
- compare preços e veja as melhores opções de locação de veículos no Rent a Cars;
- compre ingressos online e sem filas para diversas atrações no mundo através do Get Your Guide.
Dá só uma olhada!
Quer conhecer outros destinos inexplorados? Confira os posts abaixo:
- Expedições em Família: Sete Lagoas – um potencial turístico inexplorado
- Vamos Viajar pra onde agora: Destinos Inexplorados – Maciço de Baturité
- 6 Viajantes: Afuá: um destino inexplorado no Brasil!
- Experiência Barbara: Ruínas de Dara: uma joia desconhecida na Turquia
JÁ ME ACOMPANHA NAS REDES SOCIAIS?
VOCÊ PODE GOSTAR:
-
Virginiana assumida e viajante profissional!
Amo sair para comer e descobrir novos restaurantes, ver filmes, conhecer novos destinos e estar com amigos e familiares.
Acredito que "a felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos!"
Últimos Posts
- Brasil17 de Novembro, 2024Aluguel de jogos de tabuleiro
- Monte Alegre do Sul28 de Fevereiro, 2024Pousada da Cachoeira em Monte Alegre do Sul – SP
- Santa Rita do Sapucaí27 de Junho, 2022Airbnb em Santa Rita do Sapucaí
- Itapeva9 de Abril, 2022O que fazer em Itapeva – Minas Gerais
Ai que saudades do Velhão. Um dos melhores pasteis da grande São Paulo. Também já fiz a trilha da Pedra Grande, na época da faculdade. A vista é incrível. Preciso voltar para a Serra da Cantareira para conhecer os outros pontos!
Sim, o pastel é delicioso mesmo! Passando tudo isso, bora voltar e jogar alguns jogos de tabuleiro! rs
A Serra da Cantareira, nossa, sempre ouvi falar na TV, mas nunca estive lá! Desconhecia totalmente sobre ela e sobre o que se pode fazer lá, até ler seu post! Grande contribuição você traz neste texto tão bem informativo sobre a Serra da Cantareira e o refúgio que ela é. O Parque da Serra da Cantareira e o Horto Florestal realmente são lindos, e já os vejo como uma grande oportunidade de passeio neste contexto de Covid-19 que vivemos, pois é amplo, ao ar livre, e não vão gerar aglomeração. Com certeza, teremos oportunidade de explorar este refúgio maravilhoso! Obrigada pela dica!
Obrigada você! A Serra é um verdadeiro paraíso!
Estou encantada com a Serra da Cantareira, um verdadeiro refugio mesmo. O que é esse hotel? Maravilhoso né? Já coloquei esse destino inexplorado na minha lista para explora-lo em breve!
Esse hotel é tudo de bom! Você vai amar! 🙂
Encantada com a Serra da Cantareira. Um refúgio cheio de charme. As fotos estão lindas! Amei ler as dicas desse post! Fiquei com muita vontade de conhecer!
Conheça sim! A Serra da Cantareira tem lugares lindos!