Post atualizado em 3 de Janeiro, 2022 por Pâmela P.
Que Atenas é uma cidade cheia de história, ninguém pode negar, ainda mais levando em conta seu principal ponto turístico: a Acrópole de Atenas!
Esta cidade sempre me fascinou durante as aulas de história, então eu sabia que este seria o destino dos meus sonhos quando eu fosse mais velha.
Conhecida como o berço da civilização ocidental e da democracia, Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo. Ela nos ajuda a entender mais da história da humanidade através não só de suas principais construções milenares como também através de seu pensamento filosófico.
Considerada um centro cultural, filosófico e artístico do mundo antigo, filósofos gregos como Sócrates, Platão e Aristóteles foram reconhecidos como os fundadores da filosofia ocidental.
Eles acreditavam que as respostas para a realidade do mundo estavam na natureza das coisas e não na religião ou na mitologia.
Esse pensamento, junto com as construções presentes na cidade nos proporcionam uma verdadeira viagem no tempo. Estar em Atenas e poder vivenciar tudo isso ao vivo e a cores faz com você se apaixone ainda mais por esta cidade!
Por isso, que tal se jogar comigo em um dos principais pontos turísticos e históricos de Atenas, a Acrópole de Atenas?
O que é a Acrópole de Atenas?
Acrópole, traduzida do grego, significa “cidade alta”. Ela era formada por construções em pontos elevados da cidade e normalmente cercada por muralhas que serviam como uma espécie de proteção contra invasores de cidades inimigas.
Contudo, a Acrópole de Atenas não servia apenas como um local estratégico de defesa, servia também como um centro político e santuário destinado aos cultos gregos.
Por sorte, a Acrópole de Atenas era um complexo arquitetônico tão completo e resistente que permaneceu de pé mesmo após séculos sendo saqueada e destruída. Somente após a independência da Grécia que o local passou a ser restaurado e preservado, permitindo assim o turismo nos dias de hoje.
Localizada no centro histórico de Atenas, em seu ponto mais alto é possível admirar o Templo dedicado a deusa Atena, assim como outras construções importantes: Partenon, Erecteion, o Teatro de Dionísio e o Teatro de Herodes.
Templo de Atena Niké
Este Templo foi construído em homenagem à deusa grega Atena. Era um local onde a população ia para adorá-la, buscando ajuda nas guerras contra invasores rivais.
O templo ficou no lugar de outro templo dedicado a mesma deusa e que foi destruído pelos Persas em 480 a.C.. Ele foi decorado com esculturas que simbolizavam suas vitórias.
Segundo historiadores, no centro do templo havia uma estátua da deusa Atena feita em madeira, segurando um escudo na mão esquerda e uma romã (fruta que simboliza a fertilidade) na mão direita. Originalmente a imagem da deusa era alada, mas para este templo a estátua foi feita sem asas para que não deixasse a cidade.
Partenon
A construção do Partenon teve início no ano de 447 a.C. em homenagem a deusa grega Atena. É um dos monumentos mais conhecidos da história da humanidade com sua estrutura feita em mármore branco do monte Pentélico.
No local existia uma estátua de Atena com 10 m de altura feita de marfim e ouro que foi esculpida por Fídias que era amigo e conselheiro artístico de Péricles, chefe civil e líder militar da cidade.
Desde sua construção, ele passou por diversos eventos, sendo queimado em invasões bárbaras e posteriormente reconstruído e transformado em igreja cristã e mesquita.
Além disso, em 1687 ele foi alvo de uma explosão por servir como armazém de pólvora para os turcos, sendo posteriormente restaurado com a independência de Atenas.
Atualmente é possível ver parte de suas esculturas no Museus da Acrópole (que fica em frente à Acrópole) em Atenas, assim como no British Museum, em Londres. Já a escultura da deusa Atena feita em marfim e ouro encontra-se desaparecida.
Propileu
Em grego significa “porta monumental”. É o portão de entrada da Acrópole que inspirou no mundo moderno construções semelhantes em diversas cidades da Europa Ocidental, sendo o Portão de Brandemburgo, na Alemanha, um exemplo.
A obra iniciou no governo de Péricles, que queria criar um portão para a Acrópole, porém, devido a guerra do Peloponeso em 431 a.C. as obras tiveram que ser paralisadas e nunca foram concluídas conforme os planos originais.
Ele foi construído em mármore banco e cinza e seu acesso era feito por uma rampa que direcionava a uma construção central com diversas colunas e portas. Através dele era possível acessar o Templo de Atena Niké, assim como a Pinakotheke, uma espécie de galeria de pinturas durante os tempos romanos.
Apesar de não ter a mesma importância das demais construções da Acrópole, este “portão” era responsável pela segurança e pelo controle de entrada ao local.
Erecteion
Este Templo, cujo nome homenageia Erecteu, rei mítico e herói de Atenas foi construído entre 421 e 406 a.C. e seu formato incomum se deve à irregularidades no terreno, uma vez que havia uma variação de 3m de altura entre uma parte e outra.
Ele é considerado o templo mais sagrado de toda a Grécia Antiga, uma vez que nele, segundo diz a lenda, havia uma fonte de água salgada e uma oliveira que foram dados por Poseidon e Atena na luta pela posse da cidade.
Em sua construção feita de mármore, há a presença de seis mulheres sustentando o peso de uma cobertura/telhado e que se diferencia de outras construções que possuíam apenas colunas tradicionais. Esse lugar leva o nome de Pórtico das Virgens (Korai) ou Pórtico das Cariátides.
Atualmente no templo encontram-se réplicas, mas você pode observar de perto cinco das esculturas originais no Museu da Acrópole de Atenas.
O entorno da Acrópole de Atenas
Você pode entrar na Acrópole por vários lugares, mas na entrada do Teatro de Dionísio que o acesso acaba sendo mais fácil, já que a estação de metrô Acropolis fica bem próxima.
Ao lado deste Teatro, há o Teatro de Herodes e é possível apreciar também, no seu entorno, outros locais pouco explorados pelos turistas.
Teatro de Dionísio
Este Teatro foi o mais importante da Grécia Antiga, sendo considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. O nome foi dado em homenagem ao deus do vinho e do teatro, uma vez que neles foram apresentadas as célebres tragédias clássicas de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
No entanto, inicialmente ocorriam apenas celebrações em homenagem ao deus Dionísio, com representações mímicas e de danças que depois se tornaram as primeiras manifestações teatrais da cidade.
Quando construído, o teatro possuía apenas um local destinado a orquestra, em terra batida, um palco construído em madeira e a plateia ficava em suas encostas, mas em 330 a.C. as arquibancadas foram feitas em pedra, proporcionando lugar para 17.000 espectadores.
Os primeiros assentos eram os mais confortáveis e destinados aos habitantes ilustres da cidade. Havia também um altar em mármore que foi feito em homenagem à Dionísio.
Atualmente ao redor do teatro é possível ver esculturas antigas, ruínas de Asclepios (personagem da mitologia que foi criado pelo centauro Quíron que o ensinou sobre a caça e a arte da cura), assim como um mirante da cidade.
Teatro de Herodes
O Teatro de Herodes atualmente possui capacidade para 4.680 pessoas sentadas. Durante o festival Helênico que os turistas mais o procuram: evento anual de dança, música, performance e teatro que ocorre desde 1957 na cidade de Atenas.
Ele foi construído por Herodes no ano de 161 d. C. em comemoração ao falecimento de sua esposa. Inicialmente ele possuía uma cobertura e seus assentos eram feitos em mármore branco. Sua construção teve um alto custo, uma vez que teve a utilização de materiais nobres e técnicas construtivas avançadas.
Contudo em 267 d.C. após uma invasão, o teatro foi destruído e incorporado às muralhas de Atenas, sendo restaurado somente no século XIX. Atualmente é possível ver festivais, assim como apresentações de artistas gregos e internacionais em suas dependências.
Informações úteis
O acesso a Acrópole de Atenas via transporte público pode ser feito através de duas estações de metro próximas ao local: Acropolis e Monastiraki. Das estações até a Acrópole será necessário fazer uma leve caminhada de 15 minutos aproximadamente.
Sobre o passeio: Importante usar roupas e calçados confortáveis, boné/chapéu e levar água para a visitação, pois a subida é ingrime e no verão as temperaturas são bem elevadas.
No local há um elevador para pessoas com deficiência e a Acrópole é parcialmente acessível, portanto verifique no site oficial os locais disponíveis para visitação.
- Endereço: Atenas 105 58, Grécia.
- Horário de funcionamento: de abril a outubro das 8h às 20h diariamente | de novembro a março das 8h30 às 17h.
- Entrada: varia de €10 a €30 dependendo do ticket escolhido.
Mapa de visitação
Confira outros passeios em Atenas:
É isso aí! Espero que tenha gostado das dicas sobre a Acrópole de Atenas. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário!
Quer muito conhecer a Grécia, mas não sabe ainda quando poderá realizar esse sonho? Não seja por isso, você pode conhecê-la através dos filmes! Confira meu post Grécia: filmes para viajar sem sair de casa!
Aproveite e se inscreva em nosso blog para receber conteúdos exclusivos!
Gostou deste post e quer salvar as dicas para quando for visitar a Acrópole de Atenas? Então já salva o Pin abaixo:
Planeje sua viagem com nossos parceiros
Agora que eu te dei todas estas dicas, que tal começar a planejar sua viagem para Atenas? Faça sua reserva com nossos parceiros através dos links abaixo sem pagar nada a mais por isso. Além de aproveitar nossos descontos você ainda ajuda a manter o blog no ar!
- aproveite para encontrar de forma rápida e segura sua passagem aérea com o menor preço no Passagens Promo;
- encontre várias opções de hotéis, pousadas no Hoteis.com e pacotes exclusivos no Hotel Urbano;
- encontre as melhores ofertas de chips internacionais no Viaje Conectado;
- viaje com assistência médica, odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas pelo Seguros Promo;
- compare preços e veja as melhores opções de locação de veículos no Rent a Cars;
- compre ingressos online e sem filas para diversas atrações no mundo através do Get Your Guide.
Blogagem Coletiva
Este post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema cidades com história! Confira abaixo os posts dos blogs parceiros:
- Experiência Barbara – Varsóvia: a cidade que não se curvou
- Fefa pelo Mundo – A Cidade de Delfos na Grécia: Um passeio Histórico
- Viajante Econômica – Dicas de Berlim para viajar pela história
- Prefiro Mochilar – Roteiro Salvador: 4 dias na primeira capital do Brasil
- Viagens e Feminices – Viajar para Paraty: Uma cidade cheia de história
- Só Penso em Viajar – A incrível cidade murada de Carcassone
JÁ ME ACOMPANHA NAS REDES SOCIAIS?
VOCÊ PODE GOSTAR:
1.156 views-
Virginiana assumida e viajante profissional!
Amo sair para comer e descobrir novos restaurantes, ver filmes, conhecer novos destinos e estar com amigos e familiares.
Acredito que "a felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos!"
Últimos Posts
- Brasil17 de Novembro, 2024Aluguel de jogos de tabuleiro
- Monte Alegre do Sul28 de Fevereiro, 2024Pousada da Cachoeira em Monte Alegre do Sul – SP
- Santa Rita do Sapucaí27 de Junho, 2022Airbnb em Santa Rita do Sapucaí
- Itapeva9 de Abril, 2022O que fazer em Itapeva – Minas Gerais
Louca para tirar essa viagem do papel, mas definitivamente bem longe do verão!!!
Você não vai curtir no verão mesmo! Kkkkk vai amar comer comida grega direto da fonte!
Relembrar da comida turca tb! Morri!
Com certeza é um passeio, e viagem, inesquecível!
Ansiosa já para conhecer logo a Grécia.
Certeza que você vai amar!
A Grécia está nos meus planos futuros. Adoro visitar cidades com história. Obrigada pela aula de historiadores post. Beijos
Tenho certeza que vai amar! Obrigada você!
Nem tenho palavras para comentar né amiga? Post perfeito para deixar a gente cheia de saudades…Definitivamente a Grécia é meu top 3. Ótima escolha! beijos
Sim… também é o meu! Só nos deixou com mais saudades né? Rs
O Partenon era meu sonho de vida! Desde pequena sou tarada em Grécia Antiga e Mitologia Grega. Atenas é mais que uma cidade histórica, é o próprio berço da História! Belo post!
Obrigada Fefa! Disse tudo! Que bom que nossos sonhos foram realizados!
Atenas é incrível!!! Ótimas dicas, Pam! 🙂
Obrigada Mari!
[…] Ele fica localizado na famosa Acrópole de Atenas, na região central da cidade. Ficou curioso para saber mais? Leia o meu post completo sobre a Acrópole de Atenas e suas construções milenares! […]
Adorei saber sobre Acropole, nem fazia ideia de tudo isso! Grécia é meu sonho! Deixei de lado no mochilão pelo custo, juntamente com Itália, e pretendo fazer uma dobradinha desses dois juntos e numa viagem longa, explorar bastante.
Quando for vou te chamar aqui com ctz… beijos
É linda demais… vc tem que dedicar realmente um tempo para Atenas, cidade próximas e as ilhas… O lugar e incrível! Pode chamar que será um prazer!
[…] Se joga no roteiro – Atenas – Uma cidade cheia de história! […]