Post atualizado em 21 de Novembro, 2020 por Pâmela P.
Se tem um lugar que indico fazer o Turismo de Experiência, este lugar com certeza é o Peru!
O turismo de experiência envolve atividades de imersão na cultura e nos costumes locais como por exemplo: fazer colheita da uva, de azeitonas, rotas gastronômicas, conhecer como diferentes comunidades vivem na Amazônia, entre outras.
Ou seja, são atividades menos turísticas e que fogem dos cartões postais das cidades, onde você conhece a fundo o dia a dia das comunidades locais.
No Peru tive essa experiência quando vivi por um dia na casa de moradores na Ilha Amantani. Se eu indico? Com certeza!
Bora se jogar comigo e saber mais como foi essa experiência?
Antes de falar da Ilha, vamos falar de Puno!
A Ilha Amantani fica localizada no lago Titicaca, a 40km cidade de Puno no Peru. Puno fica a 380km de Cusco e o acesso pode ser feito tanto de avião quanto de ônibus.
Caso resolva ir de avião, há um aeroporto na cidade de Juliaca que fica a 30km de Puno, e que recebe voos de Cusco e de Lima, mas se quiser ir de ônibus, há operadoras que fazem o percurso saindo de Arequipa ou Cusco e a viagem demora em torno de 6h30.
Nós fomos de ônibus saindo de Cusco no período noturno pela operadora Cruz del Sur e chegamos por volta das 4 horas em Puno.
Como chegar a Ilha Amantani?
Já em Puno, você pode contratar uma empresa local que te levará até as Ilhas de Uros, Amantani e Taquile no Lago Titicaca.
Normalmente, estas agências pegam os turistas nos hotéis e levam até o porto para iniciar o passeio de barco.
A viagem é um pouco cansativa, então se possível reserve um hotel ou um quarto antes de iniciar o passeio nas ilhas.
Como funcionam os passeios?
A maioria das pessoas acaba escolhendo o passeio de um dia nas Ilhas de Uros e Taquile com almoço incluso, mas se você me permite um conselho, escolha o passeio de dois dias!
No passeio de dois dias além de você visitar as ilhas já mencionadas acima, conhecerá também a Ilha Amantani.
Esta ilha será sua segunda parado no tour pelo lago Titicaca.
Primeiro você passará pela Ilha de Uros cujo trajeto de barco demora aproximadamente 1 hora, sendo posteriormente direcionado para a Ilha Amantani, com mais 3 horas de viagem.
Nesta ilha você vivenciará o verdadeiro turismo de experiência, onde ficará hospedado na casa de moradores conhecendo mais de suas tradições e costumes.
Quanto custa e o que está incluso?
O passeio de dois dias custa em torno de 68 dólares e o legal é que parte deste valor é destinado às famílias que hospedam os turistas.
O que normalmente está incluso no pacote:
- Serviço de busca em seu hotel;
- Transporte de barco ou lancha;
- Ingresso para as ilhas;
- Guia fluente em inglês ou espanhol;
- 1 noite de acomodação com uma família na Ilha Amantani (acomodações rústicas com roupa de cama e cobertor fornecidos);
- Refeições: 2 almoços, 1 jantar, 1 café da manhã.
Caso resolva conhecer as ilhas na alta temporada, compre seu passeio com antecedência, pois normalmente é muito procurado. No site do Get Your Guide você consegue comprar tanto o passeio de um dia como de dois. Clique aqui e já faça a sua reserva!
A Ilha Amantani e seus moradores
A Ilha Amantani possui 4.000 habitantes e assim que você chega é recebido pelas mulheres da comunidade vestidas com suas roupas típicas.
Uma delas será responsável por te hospedar na ilha junto com outros turistas e pode ser que você tenha dificuldade de se comunicar, pois muitas delas não falam espanhol, apenas quéchua.
Nós tivemos sorte, pois além da família que nos hospedou falar espanhol, a casa dela era logo no início da ilha, o que facilitou a nossa vida na hora de carregar as bagagens.
Contudo, não posso dizer o mesmo em relação ao passeio que fizemos até uma das partes mais altas da ilha, pois tivemos que subir todas as ladeiras possíveis e quase morri com a falta de ar devido à altitude de 4.000 metros.
A parte boa é que assim que você chega ao destino, todas as dores e a falta de ar vão embora. A vista é simplesmente linda!
Dica importante! Só coloque o que for essencial na mochila que levará para este tour e deixe suas malas mais pesadas no hotel da cidade de origem!
Hospedagem na Ilha
Assim que chegamos à casa de nossas anfitriãs, Sra. Blanca e sua querida filha Sindy, fomos direcionados aos quartos que ficavam na parte superior da casa.
Ao todo eles tinham três quartos com camas de casal e cobertas bem quentinhas onde hospedaram seis turistas.
A casa era muito simples: no banheiro não tinha chuveiro, nem água encanada e para escovar os dentes era necessário usar uma mangueira que ficava no quintal e baldes para dar a “descarga”.
O quarto possuía camas com colchões um pouco “duros” e não havia uma sala para confraternizar, apenas uma cozinha.
Não estou citando tudo isso de forma negativa, apenas relatando a realidade para quem decidir viver essa experiência! Não espere luxo, mas sim muito carinho e uma vontade imensa de te receber bem!
Esta experiência com certeza te fará sair da zona de conforto e ser uma pessoa melhor! Eu sai dando mais valor às pequenas coisas e reclamando menos da vida!
Fonte de renda e alimentação
Grande parte da população na Ilha Amantani é vegetariana, uma vez que o sustento vem da plantação de quinoa e de outros legumes e grãos. O trabalho é feito de forma coletiva.
Além disso, o turismo é outra fonte de renda com grande peso na região, onde as famílias se revezam para receber os turistas. Ao todo há 10 comunidades na Ilha Amantani.
A alimentação durante a estadia foi basicamente à base de legumes, ovos mexidos (sim, nossa anfitriã tinha), chá, sopa e pães.
Quem me conhece sabe que não sou muito fã de alimentação saudável e para minha surpresa a comida esta simplesmente deliciosa, tanto que repeti duas vezes! rs
Nos sentimos muito satisfeitos em todas as refeições!
O que fazer na Ilha Amantani
Visita aos templos
Após o almoço, a Sindy (filha de nossa anfitriã) nos levou até um ponto de encontro com outros turistas em uma quadra de esportes.
Lá foram dadas algumas instruções, conhecemos mais sobre a Ilha e na sequência fomos liberados para conhecer os Templos Pachatata (Pai Terra) e Pachamama (Mãe Terra) que são dedicados à fertilidade da terra.
Você pode escolher um deles para conhecer e como ficam em sentidos opostos, não há como ver o pôr do sol dos dois locais!
Nós escolhemos ir até o Templo Pachatata, mas no meio do caminho tive que continuar o percurso sozinha, pois meu marido teve um pequeno imprevisto. Quer saber o por quê? Leia meu post Perrengue de Viagem – Lago Titicaca e ria um pouco!
O lugar possui ruínas da cultura Tiwanaku e é simplesmente lindo! Você pode apreciar o pôr do sol e tirar muitas fotos!
Assim que o sol se pôs, voltei para o local do ponto de encontro onde a Sindy me levou de volta para casa!
Festa típica
A noite após o jantar, vivemos na prática mais um pouco do turismo de experiência!
Todos os turistas quando chegam a ilha são convidados à participar de uma festa típica no “centro de convenções” local. Mas se você acha que é só ir e pronto, está enganado! Todos devem ir vestidos com as roupas típicas da comunidade!
Lá, os moradores ensinam suas danças típicas, regadas a muita música, alegria e descontração. É engraçado ver que no início todos os turistas ficam meio isolados, mas depois da primeira dança há uma confraternização generalizada! rs
Mesmo com a falta de ar devido a altitude, é impossível não se divertir! Ficamos até o final da festa e depois voltamos para casa para descansar.
É hora de partir!
Infelizmente tudo que é bom um dia acaba, mas a parte boa é que dura o bastante para se tornar inesquecível, não é mesmo?
No dia seguinte, após tomarmos o café da manhã, nos direcionamos ao porto uma vez que teríamos que dar continuidade ao nosso passeio. Nos despedimos de nossas anfitriãs e partimos para a Ilha de Taquile!
Com certeza essa foi a melhor experiência que eu já tive em um país, foi realmente incrível! Como o turismo é menos explorado nessa ilha, você consegue viver a essência dessa comunidade!
É isso aí! Espero que tenha gostado deste post sobre Turismo de Experiência e caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário!
Aproveite e se inscreva em nosso blog para receber conteúdos exclusivos!
Gostou deste post e quer salvar as dicas para quando for ao Peru? Então já salva o Pin abaixo:
Planeje sua viagem com nossos parceiros
Agora que eu te dei todas estas dicas, que tal começar a planejar sua viagem para o Peru? Faça sua reserva com nossos parceiros através dos links abaixo sem pagar nada a mais por isso. Além de aproveitar nossos descontos você ainda ajuda a manter o blog no ar!
- aproveite para encontrar de forma rápida e segura sua passagem aérea com o menor preço no Passagens Promo;
- encontre várias opções de hotéis, pousadas no Hoteis.com e pacotes exclusivos no Hotel Urbano;
- encontre as melhores ofertas de chips internacionais no Viaje Conectado;
- viaje com assistência médica, odontológica, seguro bagagem e atendimento 24 horas pelo Seguros Promo;
- compare preços e veja as melhores opções de locação de veículos no Rent a Cars;
- compre ingressos online e sem filas para diversas atrações no mundo através do Get Your Guide.
De olho na rede!
Que tal vivenciar o turismo de experiência de outras formas? Então clique nos links abaixo e confira o que estas outras blogueiras tem a compartilhar!
- Expedições em Família: Turismo de Experiência – o que fazer nas regiões brasileiras
- Mai Viagens: Byron Bay: turismo de experiência rural na Austrália
- 6 Viajantes: 10 Destinos para Turismo de Experiência no Centro-Oeste
- Vamos Viajar pra onde agora: Carnaval Experience, visitando um barracão de escola de samba
- Abcdosviajantes: Uma experiência pela fábrica de perfumes da Fragonard
JÁ ME ACOMPANHA NAS REDES SOCIAIS?
VOCÊ PODE GOSTAR:
238 views-
Virginiana assumida e viajante profissional!
Amo sair para comer e descobrir novos restaurantes, ver filmes, conhecer novos destinos e estar com amigos e familiares.
Acredito que "a felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos!"
Últimos Posts
- Brasil17 de Novembro, 2024Aluguel de jogos de tabuleiro
- Monte Alegre do Sul28 de Fevereiro, 2024Pousada da Cachoeira em Monte Alegre do Sul – SP
- Santa Rita do Sapucaí27 de Junho, 2022Airbnb em Santa Rita do Sapucaí
- Itapeva9 de Abril, 2022O que fazer em Itapeva – Minas Gerais
Eu estou completamente encantada, fascinada MESMO pela Ilha Amantani. Conhecer outros povos, outras culturas, viver por um dia os costumes locais como você fez, é um tipo de turismo incrível que aprecio muito. Gostaria muito de fazer esse Turismo de Experiência no Peru. As fotos estão maravilhosas! Parabéns!
É incrível mesmo Deyse! Tenho certeza que ia adorar! Obrigada!!
Eu já morro de vontade de conhecer o Peru….agora então com seu post de turismo de experiência com os locais tenho mais vontade ainda. Tenho certeza que irei amar esse país. Obrigada pelo post
O lugar além de lindo, surpreende com este tipo de turismo!! Tenho certeza que vai amar!! 🙂
Interessante o passeio pelo Peru! Achei super curioso saber que a alimentação é em sua maioria vegetariana. Aliás o Peru é um local que me desperta bastante curiosidade e achei essa ilha lindíssima, não conhecia! Obrigada por me mostrar
Obrigada você por estar aqui!! 🙂
Quando fui ao Peru não lembro de ter visto essa opção de turismo de experiência. Gostei bastante da sua descrição. Me deu vontade de voltar só para vivencia-la!
É muito legal! Eu amei! Se tiver a oportunidade, volte sim! 🙂
Gente, que máximo esse turismo de experiência no Peru!!! A gente sempre fica nos pontos mais conhecidos e esse roteiro sai totalmente! Amei!
Sim, é bem diferente. Eu amei!
Que incrível deve ser essa experiência pelo Peru, deve ser mágico essa festa típica. Adorei suas dicas inclusive de hospedagem.
Obrigada!
Que incrível essa opção de turismo de experiência no Peru! Eu amei essa dica. O post está lindo e super completo. Fiquei com muita vontade de fazer!
Obrigada Angela!! Fico feliz!
O Peru já esta no topo da minha lista, depois desse seu post sobre o turismo experiência por lá, aumentou ainda mais minha vontade e visitar esse país. Parabéns seu post está 10
Obrigada Hebe!
Esse foi o post mais turismo de experiência de todos que eu li até agora. Acredito que tudo nessa viagem jamais será esquecido: transporte, hospedagem, comida, paisagens incríveis. Eu adoro experimentar comidas locais, e isso por si só já me vale como experiência. Parabéns pelo post, Pâmela!
Obrigada Verônica!! Realmente foi uma experiência única desde o início!
Apaixonada, esse é o tipo de turismo que busco. Adoro conhecer a vida dos locais. Não conheço ainda o Peru, agora tá mais que nos planos. Eu tb adoro alimentação natural, já me identifiquei.
É top demais Ju! Sério! Você vai amar!!